voluntarios@sosvizinho.pt | comunicacao@sosvizinho.pt | geral@sosvizinho.pt

Recomendações gerais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou uma série de recomendações que é importante partilhar junto da população para que se possa proteger e também evitar a propagação do vírus COVID-19.

Siga estas recomendações e ajude a evitar o contágio:

Lavar as mãos várias vezes ao dia
é a melhor arma para combater o vírus! Utilizar água e sabão/sabonete ou um gel desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar na cara
principalmente nos olhos, boca e nariz sem antes lavar as mãos – é difícil, mas é necessário!

Tossir e espirrar para o braço ou para um lenço de papel
descartável, deitando-o de seguida no lixo.

Manter a distância social:
Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Vamos deixar para mais tarde quando tudo isto acalmar!

Utilização de máscara:
A última Informação disponibilizada pela DGS (Informação nº 009/2020 de 13 de abril de 2020) alargou a recomendação da utilização de máscara cirúrgica, e outros equipamentos de proteção individual, a elementos de alguns grupos profissionais, durante o exercício de determinadas funções, quando não é possível manter uma distância de segurança entre pessoas, nomeadamente distribuidores de bens essenciais ao domicílio. Para além disso, “deve ser considerada a utilização de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas (supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, etc)” (p. 3).
Contactar o SNS (808 24 24 24) SE
Surgirem sintomas da doença. De acordo com a OMS, os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Podem surgir, ainda, dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia.

Manter-se em casa
se tiver oportunidade. Sair somente se for estritamente necessário!

Evitar viajar.
Viajar somente se for estritamente necessário.

Esteve próximo de alguém com COVID-19 e NÃO tem sintomas
como febre, tosse ou dificuldade em respirar deve: Evitar estar próximo de pessoas durante 14 dias (quarentena); Medir temperatura corporal duas vezes por dia.